Como aprender a montar um cavalo

Menina a andar de cavalo

Andar a cavalo é uma experiência única. Gostava de experimentar esta arte secular? Para quem está curioso sobre como começar a arte da equitação, é importante que tenha em mente que ao montar um cavalo deverá de o fazer no local correto, com bons instrutores e com toda a segurança. Saiba como se iniciar na equitação e aprenda um pouco mais acerca deste desporto extraordinário.

Aprender a andar de cavalo

Aprender a andar a cavalo é uma atividade divertida no qual se pode iniciar em praticamente qualquer idade. À semelhança de qualquer desporto ao ar livre, a equitação requer muita prática, energia e dedicação. Esta atividade é muito benéfica para a saúde, pois melhora a postura e o ritmo cardíaco, e permite estar em contacto direto com a natureza. Por outro lado, a sua prática oferece uma sensação de liberdade única que interliga o cavaleiro ao seu cavalo e à natureza envolvente e é isso que faz com que este desporto seja mágico.

Como começar a montar a cavalo

Para começar a montar a cavalo com a máxima segurança, é necessário seguir os 7 passos seguintes:

Encontrar uma boa escola de equitação

Para aprender a montar a cavalo corretamente, é necessário encontrar uma boa escola de equitação. As melhores escolas oferecem os serviços de um instrutor experiente, aulas a cavalo apropriadas ao nível dos conhecimentos de cada praticante e uma ótima pista de treinos e de passeio. Para conhecer melhor as condições de uma determinada escola de equitação, opte por ter uma ou duas lições experimentais para avaliar o instrutor, o cavalo e a respetiva pista de equitação.

Aspetos a considerar na escolha de uma escola de equitação

  • O instrutor de uma escola de equitação deve ser um cavaleiro com muita experiência e, acima de tudo, um ótimo professor. Ele deve ser uma pessoa paciente, comunicadora, prestativa e conhecedor das dificuldades dos seus alunos para não exigir algo a que eles não estão habituados, nem preparados  para fazer.
  • O cavalo deve ser calmo, experiente e deve ter pelo menos 8 anos de idade. A escolha de um cavalo experiente é fundamental para garantir a máxima segurança e bem-estar numa aula de equitação.
  • Opte pelas escolas que ensinam o estilo de equitação inglês, dado que este é o género mais exigente, mas também o mais equilibrado. Depois de dominar todas as técnicas e habilidades que compõem esta variedade, será mais fácil a aprendizagem de novos estilos.

Compreender todos os componentes da equitação

Depois de ter escolhido a escola de equitação onde vai aprender a montar um cavalo, é necessário compreender todos os componentes que envolvem este desporto de aventura. Oiça com atenção todas as indicações do instrutor de equitação e aprenda a alinhar, selar, limpar e guardar corretamente o cavalo. Comece por realizar pequenas tarefas junto dos estábulos dos animais para se familiarizar com os cavalos e para que eles se habituem à sua presença.

Adquirir os equipamentos mais apropriados para montar a cavalo

Para cavalgar de uma forma segura e confortável, é necessário adquirir os equipamentos mais adequados para montar a cavalo. É essencial usar uma proteção para a cabeça, calções de montar sem costuras, colete de proteção e calçado seguro (as botas de borracha são uma das mais recomendadas). Tenha em atenção que não deve utilizar botas de sola rígida ou sapatilhas de correr para que os pés não saiam dos estribos dos cavalos.

Saber preparar um cavalo

Saber preparar um cavalo é uma tarefa obrigatória para todos os que se estão a iniciar no hipismo e nas aulas de equitação. Ao fazê-lo, o cavaleiro estabelecerá uma ligação especial com o cavalo e, ao mesmo tempo, criará laços de amizade e de confiança com ele. Por outro lado, esta é uma boa forma de ver se o animal está em boas condições para cavalgar ou se tem algum problema ou lesão que o esteja a incomodar.

Aprender a posicionar-se no cavalo

Para montar corretamente um cavalo, é fundamental aprender a posicionar-se em cima dele. Os iniciantes devem olhar em frente, ficar com os ombros direitos, com as costas ligeiramente côncavas e devem procurar uma posição de equitação confortável. Nas primeiras aulas, o instrutor de equitação leva o cavalo à mão para que os alunos se habituem à sensação de andar a cavalo e para corrigir alguns erros posicionais. Mais tarde, com a prática e com a confiança, o cavaleiro controlará efetivamente o respetivo cavalo.

Controlar os movimentos de um cavalo

Para controlar os movimentos de um cavalo, os cavaleiros começam por aprender a utilizar a sua voz, as rédeas, as pernas e o peso do corpo para conduzir um cavalo. Assim, conseguirão controlar todos os movimentos do cavalo, nomeadamente o andar para a frente e para trás, a mudança de direção à esquerda ou à direita, a aceleração e a travagem.

Aprender o trote e o galope de um cavalo

Os cavalos têm três andamentos distintos: o passo, o trote e o galope. Os dois últimos (trote e o galope) são os mais difíceis de serem executados e só devem ser ensinados se o cavaleiro conseguir andar sozinho com o cavalo. O trote é um andamento a dois tempos e, para o dominar, é necessário que o cavaleiro movimente os seus membros na diagonal, isto é, mão esquerda com o pé direito e mão direita com o pé esquerdo. Por outro lado, o galope é um andamento a três tempos que permite cavalgar a grande velocidade.

A equitação é, sem dúvida, um desporto extraordinário e aprender a andar a cavalo, independentemente da sua idade, é uma das atividades mais marcantes e libertadoras que proporciona ótimos momentos de diversão.

A sua votação: