Dicas para garantir o sucesso da primeira aula de equitação

Menina numa aula de equitação

Está a pensar começar a praticar equitação? Como todos os principiantes, certamente está com alguns receios sobre esta fase inicial, talvez até medo de não tomar as atitudes acertadas. Não se preocupe, é natural. Conseguirá ultrapassar tudo isso se se preparar devidamente. Para que a sua primeira aula de equitação seja um sucesso, basta que tenha atenção a estes passos simples.

Preparação da aula

O primeiro passo – e talvez o mais importante – é preparar adequadamente a sua entrada no mundo da equitação. Nesse sentido, existem vários fatores importantes a ter em conta, de forma a preparar-se correta e antecipadamente para a primeira aula de equitação:

  • Peça referências e visite várias escolas de equitação – escolha aquela com a qual simpatize mais, certificando-se sempre do seu profissionalismo.
  • Conheça o professor antes da primeira aula de equitação, aproveitando para fazer todas as perguntas e esclarecer todas as dúvidas que possa ter.
  • Eleja um cavalo adequado para si, por exemplo, não é aconselhável escolher um que seja alto e imponente, se não tiver altura suficiente para o montar.
  • Antes da aula, procure criar uma relação com o animal, transmitindo-lhe o máximo de confiança. Se possível, visite-o vários dias seguidos antes da primeira aula de equitação.
  • Assegure-se de que a aula irá decorrer num ambiente seguro e indicado para o efeito.
  • Peça dicas e conselhos aos seus familiares ou amigos que já tenham experiência no assunto. Do mesmo modo, procure informar-se lendo sobre o tema, online ou offline.
  • Compre todo o equipamento de equitação necessário. É essencial que leve logo no primeiro dia o capacete (obedecendo aos padrões de segurança); um calçado adequado e seguro com o qual não corra o risco de os pés escorregarem para dentro dos estribos (umas botas de equitação ou umas botas de borracha são as recomendadas); roupa que não seja nem muito larga nem muito apertada (isto caso não queira comprar logo roupa própria para montar) e umas luvas de algodão. Se não quiser comprar de imediato o equipamento de hipismo, pode pedir emprestado a alguém ou até perguntar na escola se tem algo que possam dispensar para a sua primeira aula.
  • Antes de chegar a altura, experimente todo o material, assegurando-se de que está em perfeitas condições e que tudo lhe serve. Se necessário, garanta junto do professor que tudo está de acordo com o que vai precisar e com as normas estipuladas.

Na hora da aula

Chegado o grande dia, o dia da primeira aula de equitação, a excitação e os nervos vão ser muitos! Equipe-se a rigor, respire fundo e não se esqueça do seguinte:

  • Leve para a escola de equitação, todo o equipamento que já deve ter adquirido e experimentado, mesmo aquele que possa considerar desnecessário.
  • Mostre-se seguro e confiante. Mesmo que o tenha, não demonstre qualquer receio, pois transmitirá esse sentimento ao cavalo, que acabará por ficar igualmente inseguro. Um animal inseguro poderá causar algum desconforto e potenciar situações perigosas.
  • Concentre-se e mantenha a calma. É fundamental que esqueça tudo o resto e se foque apenas na aula de equitação.
  • Siga todas as indicações do professor. Não questione e, sobretudo, não desobedeça.
  • Cumpra todas as regras de segurança.
  • Se, em algum momento, sentir necessidade de parar, descer do cavalo, fazer uma pausa… informe o professor.

Regras básicas

Para que tudo corra da melhor forma possível, é essencial que não esqueça algumas regras básicas:

  • A aula deve preferencialmente ser individual.
  • Evite gestos bruscos e sons fortes, mesmo antes de montar o cavalo.
  • Encontre uma posição que lhe permita ter equilíbrio.
  • Olhe sempre para a frente, para o local para onde se direciona e nunca para o chão ou para baixo.
  • Segure as rédeas conforme as indicações e com o devido cuidado. É importante que não o faça com demasiada violência para não exaltar o animal, porém, é importante que ele sinta a sua força e os seus comandos.
  • Ao longo da aula de equitação, procure adaptar-se ao movimento do cavalo, acompanhando-o da melhor forma possível.
  • Na primeira aula de equitação, o mais importante é aprender a manter-se em cima do cavalo de forma equilibrada, andando a passo e, eventualmente, a trote. Outros progressos (como aprender a galopar) ficarão para mais tarde. Não tenha pressa!

Balanço final

Se cumprir todas estas recomendações, não tenha dúvidas que a sua primeira aula de equitação será um sucesso e um momento muito bem passado. Regra geral, quem experimenta montar a cavalo e consegue criar uma relação com o animal, pretende continuar as aulas para não só aprender tudo o que puder sobre a equitação, mas também para se sentir cada vez mais à vontade com o cavalo. Por essa razão, e após este primeiro momento, procure estreitar a sua relação com o cavalo para que as próximas aulas corram ainda melhor. Aproveite para tocar, acarinhar, desaparelhar e limpar o animal, de preferência falando sempre com o cavalo para que comece a reconhecer a sua voz. Depois, não deixe passar demasiado tempo, regresse assim que possível. No início, o ideal é fazer, pelo menos, uma aula por semana.

 

A sua votação: